Local: Gran Hotel Stella Maris
Carga horária: 24 horas
participantes: Min. 500 / Max. 1200




Apresentação

Em 2018 vamos realizar a sétima edição do maior Congresso de Nutrição da Bahia, o BAHIANUT, um dos mais importantes eventos científicos da área de alimentação e nutrição do país.

Sempre fazendo parte da programação da Semana Mundial da Alimentação, proposta pela FAO/ONU, vamos mais uma vez contribuir com a formação e capacitação de estudantes e profissionais da Nutrição para promoção da alimentação saudável.

Diante de tantas dúvidas e incertezas quanto ao melhor modo de usarmos a alimentação e os alimentos em benefício da nossa própria saúde, esta edição trará o maior número de especialistas, referências em suas respectivas áreas, para discutir e promover o conhecimento baseado em evidências científicas sólidas. Serão convidados palestrantes de renome nacional e internacional para contribuir com o debate científico e firmar o BAHIANUT como uma das mais importantes iniciativas do Brasil neste segmento.

Embora o BAHIANUT seja um evento essencialmente acadêmico, e sua programação sempre estar comprometida com a garantia ao Direito Humano à Alimentação Adequada, teremos também temas relacionados com o gigantesco mercado da Alimentação e da Suplementação Nutricional em suas mais variadas direções e tendências.

Vamos promover um importante intercâmbio entre profissionais de diferentes áreas e estudantes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da Nutrição do país, de modo a fortalecer ainda mais a Nutrição.  

Esta edição será a maior e mais impactante de todos os tempos: teremos um público estimado em 1.200 pessoas, batendo todos os recordes das edições anteriores.

Será um total de mais de 25 horas de programação acadêmica consolidando o BAHIANUT como um dos mais importantes eventos científicos do Brasil.

Teremos também vários expositores promovendo assim um intercâmbio importante entre os participantes e os produtores de serviços e produtos relacionados ao trabalho do nutricionista.

Contamos com a sua participação no VII BAHIANUT – Congresso de Nutrição da Bahia.


Palestrantes

Conheça os palestrantes que participarão deste evento.

Image

RAQUEL ADJAFRE

Brasilia-DF Perfil Lattes

RAQUEL ADJAFRE

Possui graduação em Nutrição pela Universidade de Brasília (2004), Pós-graduação em Clínica e Terapêutica Nutricional (IPCE/2006) e em Nutrição nos Ciclos da Vida (Instituto Cristina Martins/2012), é Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Nutrição Humana da UnB (2011) e Doutoranda no mesmo programa (2016). Atualmente é professora e membro do Núcleo Docente Estruturante dos Departamentos de Nutrição e de Gastronomia do Centro Universitário UNIEURO/Brasília; Professora do curso de graduação em Nutrição da Universidade Católica de Brasília; Professora da Pós-graduação em Gestão da Produção de Refeições Saudáveis da UnB; Professora do MBA em Gestão da produção de refeições da Faculdade LABORO. Foi professora substituta da UnB na área de alimentos, por duas vezes. É consultora em Qualidade na produção de refeições pelo AlimentaVida - Consultoria e Assessoria em Nutrição. Conselheira do CRN 1, presidente da Comissão de Ética e Integrante da Câmara Técnica para a área de Alimentação Coletiva.

Image

FELIPE CARDOSO

Rio de Janeiro-RJ Perfil Lattes

FELIPE CARDOSO

Nutricionista, pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialização/atualização em Nutrição Clínica pela mesma Instituição, especialização em Fitoterapia pelo Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde (iPGS). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental (nível 7 da CAPES) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutorando em Ciências Nutricionais, com ênfase em Bioquímica Nutricional (UFRJ). Foi membro da gestão do Centro Acadêmico de Nutrição Josué de Castro (CAJC), exercendo o cargo de tesoureiro. Foi monitor de Morfologia e Fisiologia Renal UFRJ. Foi aluno de Iniciação Científica pela UERJ na área de Oncologia e Toxicologia, com ênfase em câncer de esôfago, citocromos p450, polimorfismos e nitrosaminas. Foi bolsista Faperj de Iniciação Científica pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) no Departamento de Farmacologia e Toxicologia (DFT), onde trabalhou com análise toxicológica de sintéticos em culturas primárias de esôfago e fígado. Bolsista CNPq pelos Laboratórios de Mutagênese, Toxicologia e Fisiologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para desenvolvimento de projetos envolvendo mutagenicidade e genotoxicidade de edulcorantes e adoçantes, obesidade, esteatose hepática, lactação e programação metabólica. Foi docente de Fisiologia (todos os sistemas) no curso técnico em Nutrição do Colégio Bezerra de Araújo (CBA). Atualmente, é docente de Nutrição Estética, Fitoterapia, Marketing e Empreendedorismo do curso de graduação em Nutrição da Faculdade Bezerra de Araújo (FABA). Docente de cursos de pós-graduação em todo o Brasil. Atualmente, orienta alunos de graduação em nutrição (FABA/RJ) e pós-graduação em nutrição clínica (CENC/UFRJ) e ciência da performance humana (EEFD/UFRJ). Participa, também, de projetos de extensão (INJC/UFRJ). Foi nutricionista chefe do Hospital Sírio Libanês de Cirurgias Plásticas RJ (2013-2015). É professor de diversas instituições de ensino superior e ministra aulas de pós-graduação sobre nutrição humana/nutrição normal, fisiopatologia e dietoterapia, bioquímica, biodisponibilidade de nutrientes, vitaminas, minerais, exames laboratoriais, fitoterapia aplicada à nutrição e nutrição em dermatologia e estética. Foi nutricionista Clínico do Pitassi Day Spa (2011-2015). Consultório particular - Rua Real Grandeza 108/213, Botafogo RJ (2011-atual). Foi parceiro estratégico RJ do Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde (2013-2015). Atualmente, é Diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Nutrição em Estética (SBNE - www.sbne.org.br).

Image

ALINE SCHNEIDER

Porto Alegre-RS Perfil Lattes

ALINE SCHNEIDER

Graduada em Nutrição pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura – IMEC.

Especialização em Administração Hospitalar e Negócios em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC / RS.

Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde (Clínica Médica) pela PUCRS.

Professora Adjunta do Departamento de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Sócia-fundadora do Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde – iPGS.

Introdutora do tema Nutrição Estética no Brasil, sendo autora do primeiro livro sobre o assunto, intitulado Nutrição Estética, pela Editora Atheneu.

Diretora-presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição em Estética.

Atua nas áreas da nutrição com enfoque em prevenção, especialmente nas linhas de nutrição e dietética, ciclos da vida, saúde do trabalhador e estética.

Image

RAFAEL AZEREDO

Rio de Janeiro-RJ Perfil Lattes

RAFAEL AZEREDO

Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2001). Especialização em Educação Popular em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (2003). Especialização em Formação para a Docência do Ensino Superior pela Fundação Jaime de Altavila - FEJAL (2005). Mestrado em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2009). Atualmente é professor das disciplinas ligadas à SAÚDE COLETIVA, EPIDEMIOLOGIA e PESQUISA CIENTÍFICA do Centro Universitário CESMAC e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas UNCISAL. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição e Saúde Pública e Epidemiologia.

Image

MARIANA OLIVAL

Brasilia-DF Perfil Lattes

MARIANA OLIVAL

Graduada pelo Centro Universitário de Brasília (2009). Mestre em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília (2015). Atua na área de docência desde 2013, ministrando diversas disciplinas e como membro do Núcleo Docente Estruturante em Cursos de Graduação em Nutrição. Possui experiência em alimentação infantil, gerenciamento de unidade de alimentação e nutrição e pesquisa. Foi pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Nutrição Humana (mestrado) da Universidade de Brasília na linha de pesquisa de saúde pública, especificamente, segurança alimentar e alimentação infantil. Atua como Professional and Self Coach e Analista Comportamental, titulação obtida pelo Instituto Brasileiro de Coaching em 2015.

Image

SARA MOTA

Salvador-BA Perfil Lattes

SARA MOTA

Graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia - UFBA

Especialização em Gestão Pública e em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Especialização em Gestão de Políticas de Alimentação e Nutrição pela Fundação Oswaldo Cruz[EP1] [EP2]   / FIOCRUZ

Especialização em Saúde Indígena pela Universidade Federal de São Paulo / UNIFESP

Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Faculdade de Medicina da UFBA

Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA

Analista de Políticas Sociais no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde na Bahia atuando na seção de apoio institucional e articulação interfederativa.

Image

THAIANA OITICICA

Salvador-BA Perfil Lattes

THAIANA OITICICA

Graduada em Nutrição pela Faculdade de Tecnologia e Ciência / FTC                                                                                                                                                      Sommelier (certificação internacional) pela UCS                                                                                                                                                                                        Especialização em Gestão de Negócios de alimentos e Bebidas pela Universidade Cruzeiro do Sul / UNICSUL                                                                                      Docente em cursos de Gastronomia                                                                                                                                                                                                            Diretora da Nutrisingular - Consultoria em Negócios                                                                                                                                                                        Coordenadora de projetos e eventos em Gastronomia.                                                                                                                                                                                    Foi gerente dos restaurantes Gattai e Mistura.                                                                                                                                                                                                      Tem mais de dez anos de experiência em trabalhos de consultoria na área de Gestão de Alimentos e Bebidas.

Image

JOÃO MOTARELLI

Sao Paulo-SP Perfil Lattes

JOÃO MOTARELLI

Graduado em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo - SP

Graduado em Educação Física pela CEUCLAR - SP

Mestre em Ciências da Cardiologia pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Especialização em Nutrição Esportiva pela FAPES

Especialização em Mindfulness pela UNIFESP

Instrutor em Mindfulness (MBHP) e Mindful Eating (MB-EAT)

Atua como Nutricionista Clinico em consultório particular e em ambulatório no setor de Lípides, Hipertensão, Aterosclerose e Biologia Vascular da UNIFESP.

Diretor Cientifico do Departamento de Nutrição, Regional São Paulo e ABCDM da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP).

Membro do Centro Brasileiro de Mindful Eating (CBME), da Rede Coneccta de Mindfulness e Compaixão e da Rede Ibero Americana de Mindfulness e Compaixão. 

Image

VANESSA FERNANDES COUTINHO

Porto Alegre-RS Perfil Lattes

VANESSA FERNANDES COUTINHO

Nutricionista Clínica e Esportiva.
Ph.D. em Nutrição pela USP. 
Mentoring de Profissionais. 
Palestrante. 
Professora e Pesquisadora. 
Proprietária da Clínica SER.
Coordenadora de cursos de Pós-graduação em Nutrição 
no Brasil. Parceiros: ESTÁCIO, USCS, UCAM, UCB e 
UNINCOR.
Diretora Executiva do Instituto Vanessa Coutinho.

Image

MÁRCIA REGINA VITOLO

Sao Paulo-SP Perfil Lattes

MÁRCIA REGINA VITOLO

Graduação em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-CAMPINAS

Especialização em Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas – FGV

Especialização em “International Course In Food Science and Nutrition” pela State University – Bélgica

Mestre em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo – USP

Doutora em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Pós-doutora em Nutrição pela Rutgers University – EUA

Atualmente é professora-orientadora de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Pediatria da UFCSPA.

Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em: avaliação do impacto de programas na área de nutrição na infância, avaliação nutricional de crianças, nutrição durante a gestação, aleitamento materno, obesidade, nutrição na adolescência.

Autora dos livros “Nutrição: da Gestação ao Envelhecimento”, “Nem Dietas, Nem Milagres: Calorias e Disciplina na Medida Certa” e “Como Fazer Seu Trabalho de Conclusão de Curso em Nutrição”.

Image

DEILYS GONZALEZ

Sao Paulo-SP Perfil Lattes

DEILYS GONZALEZ

Graduação em Nutrição pelo Centro Universitário de Brasília – UNICEUB

Graduação em Gastronomia pelo Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB 

Especialista em Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS

Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Católica de Brasília

Especialista em Nutrição Clínica e Preventiva pela Academia Brasileira-Americana de Medicina Integrativa

Master e Trainer em Programação Neurolinguística Sistêmica pela NLPU através da PACH

Certificada em Wellness Coaching pela Wellcoaches

Nutricionista Estética e Esportiva na clínica de Medicina Esportiva Careclub em São Paulo

Docente convidada de diversos cursos de pós-graduação no Brasil como a FAPES, IPGS e IPOG

Palestrante nos mais importantes eventos de Nutrição do país.

Sócia-proprietária do Instituto Levittá com ênfase em cursos de extensão EAD em nutrição.

Consultora de Nutrição da Pathway Genomics na área de Nutrigenômica.

 

Image

MAÍSA BELTRAME PEDROSO

Porto Alegre-RS Perfil Lattes

MAÍSA BELTRAME PEDROSO

Graduação em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestrado  em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.

Bolsista da CAPES/CNPq para estágio doutoral na Universidade do Porto, Portugal (2010).

Tem experiência na área de Ensino Superior e Gestão Universitária, atuando como Coordenadora Executiva do Curso de Nutrição da Universidade do Vale do Rio dos Sinos de 1995 a 2011.

Atuou na elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Nutrição.

Membro da Comissão de Avaliação das Condições de Ensino da área de Nutrição do INEP/MEC entre 2003 e 2005.

Atualmente é Coordenadora da Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria da Saúde do RS.

Tem experiência nas áreas de Nutrição e Saúde Coletiva com ênfase em: Educação na Saúde e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação no ensino superior, políticas públicas de saúde, educação e saúde, educação alimentar e nutricional e avaliação nutricional.

Image

LEONARDO FREIRE

Salvador-BA Perfil

LEONARDO FREIRE

Fotógrafo de Alimentos e Designer Gráfico

Cerca de 1000 Pratos Fotografados em mais de 140 Sessões Fotográficas Realizadas

Mais de 2500 Fotografias Entregues entre Pratos, Ambientes, Retratos e Cobertura de Eventos Gastronômicos

Sessões Realizadas em mais de 100 Restaurantes, com destaque para Origem, Doq, Chez Bernard, Casa de Tereza, Barbacoa, Bella Napoli e Zafferano

Fotografia para embalagens de 22 produtos da Verdall Saúde e da linha Le Cookie da Gourmandise

Finalista do Concurso de Fotografias Unilens 2016)

Palestrante do Ciclo de Palestras “Papo de Comida” da UNIRB, em outubro de 2017

Participação em Workshops com Diego Rousseaux (SP) e Alexander Landau (RJ)

Fotógrafo contratado dos aplicativos SpoonRocket e Ifood desde janeiro de 2017

Cursos on-line com Dan Armendariz, Diego Rousseaux, Clício Barroso, Leo Neves, Armando Vernaglia Jr e Flávio Demarchi

Fotógrafo convidado da Expedição Off-Road Transamazônica Challenge 2014, durante 32 dias

Image

ACÁCIO SACERDOTE

Salvador-BA Perfil Lattes

ACÁCIO SACERDOTE

Graduado em Nutrição pelo Centro Universitário Jorge Amado - BA

Graduado em Gastronomia pelo Centro Universitário Jorge Amado - BA

MBA em Gestão em Negócios de Alimentos pela Universidade Castelo Branco - RJ

Especialização em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos pela Estácio - RJ

Especialização em Chefia de Cozinha pelo SENAC.

Professor do curso de Pós-Graduação em Segurança, Qualidade e Gestão em Alimentação para Coletividade na Estácio

Professor dos cursos de Graduação de Nutrição e de Tecnologia em Gastronomia na UNIME - BA

Atualmente no cargo de Diretor Executivo da empresa AS - CONSULTORIA EM NEGÓCIOS DE ALIMENTOS, coordenando uma equipe multiprofissional e atuando também como consultor em negócios de alimentos (restaurantes, bares, cafeterias, hotéis, resorts e similares).

Tem experiência no mercado da alimentação, em formatar soluções de implantação de padrão de qualidade com foco em segurança de alimentos, treinamento de boas práticas para manipuladores de alimentos, elaboração de manual de Boas práticas e POPs, otimização de quadro funcional, planejamento físico-funcional, layouts de cozinhas profissionais e ferramentas de gestão estratégica de custos em empreendimentos gastronômicos.

Image

THAÍS MAJDALANE

Salvador-BA Perfil Lattes

THAÍS MAJDALANE

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia - UFBA

Especialista em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Veiga de Almeida – RJ

Formação em Personal Diet pela NTR - RS

MBA em Gestão de Negócios de Alimentação pela UNICSUL – SP

Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Pedro de Valdívia - Chile

Sócia-proprietária da Gourmet Light

Docente do Curso de Graduação em Nutrição da Faculdade de Ciência e Tecnologia - FTC.

Image

PAOLA ALTHEIA

Curitiba-PR Perfil Lattes

PAOLA ALTHEIA

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná - UFPR 

Pós-Graduanda em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde - IPGS

Especializada em transtornos alimentares.

Autora do Projeto "Não Sou Exposição", trabalha com conscientização sobre imagem corporal, autoestima e saúde.

Escreve sobre corpo, comer, comida, transtornos alimentares e representação midiádica.

Ministra palestras em universidades, faculdades, associações de moradores e escolas.

Trabalha com atendimento nutricional para o público adolescente e adulto.

Image

CLOTILDE ASSIS

Salvador-BA Perfil Lattes

CLOTILDE ASSIS

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia

Especialização em Nutrição Parenteral e Enteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral

Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo

 É professora adjunta II da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Tem experiência na área de Nutrição Clínica Hospitalar e atua principalmente nos seguintes temas: dimensionamento de nutricionistas clínicos, cuidado alimentar e nutricional no ambiente hospitalar e terapia nutricional artificial.

Image

REBECA PFAFFENSELLER

Salvador-BA Perfil Lattes

REBECA PFAFFENSELLER

Graduada em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Especialização em Nutrição Clínica na Obesidade e Estética pela UNEB

Mestranda em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas pela UFBA

Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Genômica Nutricional e Disfunções Metabólicas (GENUT/UNEB) -  atuando no Laboratório de Genética Molecular Humana da UNEB

Desenvolve pesquisa na área de imunogenética, com experiência em técnicas laboratoriais em Biologia Molecular na extração e quantificação de DNA genômico e genotipagem de polimorfismos.

Orientadora de monitoria de extensão do Centro de Estudos e Atendimento Dietoterápico (CEAD/UNEB), clínica escola de Nutrição da Universidade do Estado da Bahia;

Atuou como Nutricionista e Supervisora de Estágio Extracurricular no CEAD/UNEB de maio de 2014 a dezembro de 2016.

Atuou como Preceptora das Residentes do Núcleo de Nutrição Clínica do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da UNEB de agosto a novembro de 2016.

Tem experiência na área de Nutrição Clínica e Social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde e nutrição do adulto e do idoso; doenças crônicas não-transmissíveis; fatores associados ao sobrepeso, obesidade e obesidade abdominal; educação nutricional.

Image

ANDERSON CARVALHO

Salvador-BA Perfil Lattes

ANDERSON CARVALHO

Graduado em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia

Coordenador dos Cursos de Nutrição e de Gastronomia da Faculdade Ruy Barbosa – Wyden

Professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia

Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Ciências Sociais em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentação escolar, agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional e práticas alimentares.

Image

JAINEI SILVA

Salvador-BA Perfil Lattes

JAINEI SILVA

Graduada em Nutrição pela União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME

Foi Coordenadora da Rede de Segurança Alimentar e Nutricional de 2011 a 2014 – Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza/Governo da Bahia/MDS.

Foi Consultora para o Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia – GGSAN/Casa Civil/Governo da Bahia.

Prestou assessoria a vários municípios na implementação do SISAN/GGSAN/Casa Civil

É Conselheira do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA Bahia desde 2012.

É Membro do Fórum Baiano de Direito Humano a Alimentação e Nutrição Adequada

Atualmente é Assessora Técnica no Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região Bahia/Sergipe

Image

JULIANA KATO

Sao Paulo-SP Perfil Lattes

JULIANA KATO

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo - SP

Doutoranda em Ciências da Saúde Aplicada a Cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Nutricionista do Setor de Lípides da UNIFESP

Membro do Diretório de Nutrição da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

Diretora Científica do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP)

Co-autora da Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemia e Prevenção da Aterosclerose (2017)

Image

AIALA CORRÊA

Salvador-BA Perfil Lattes

AIALA CORRÊA

Graduada em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP)

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Especialização em Terapia Cognitiva pelo Instituto de Terapia Cognitiva (ITC) - São Paulo

Psicóloga Clínica do grupo de pesquisa na área de Nutrição, com ênfase em Metabolismo e genética, síndrome metabólica, estética e disbioses pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB)

Professora do Curso de Especialização em Nutrição Clínica, Obesidade e Estética (UNEB)

Psicóloga Clínica com ênfase em Terapia Cognitiva da Clínica de Psicoterapia Cognitivo Comportamental

Image

HELIENE SAMPAIO

Salvador-BA Perfil

HELIENE SAMPAIO

Graduada em Nutrição pela Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia - UFBA

Master Business Aadministration (MBA) em Gestão de Empresas pela Faculdade de Ciências Gerenciais da Bahia - UNICENID

Nutricionista de Produção no Hospital Aliança - BA

Image

MÁRCIA FILGUEIRAS

Salvador-BA Perfil Lattes

MÁRCIA FILGUEIRAS

Graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia – UFBA

Cozinheira pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial da Bahia – SENAC/BA

Mestre em Ciência de Alimentos pela Faculdade de Farmácia da UFBA

Professora Assistente do Curso de Graduação em Gastronomia da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia – ENUFBA

Tem experiência na área de Nutrição e Gastronomia, com ênfase em Dietética, Análises físico-químicas de alimentos e Técnicas Gastronômicas.

É membro do grupo de pesquisa Segurança Alimentar e Comércio Informal de Alimentos - SACIA.

Image

MÁRCIA PARANAGUÁ

Salvador-BA Perfil Lattes

MÁRCIA PARANAGUÁ

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia

Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Bahia/CEPOM 

Autora do PQSA (Programa de Qualificação dos Serviços de Alimentação)

Co-autora do livro “Unidades Produtoras de Refeições: Uma Visão Prática”, Ed. Rúbio (2014)

Consultora da ENASHOPP - SHOPPING BARRA e SALVADOR SHOPPING

Tem vasta experiência na área da Alimentação Coletiva e no trabalho de consultoria em Unidades de Alimentação e Nutrição.

Image

CLÁUDIA MONTAL

Salvador-BA Perfil Lattes

CLÁUDIA MONTAL

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia - UFBA

Especialização em Controle de Qualidade de Alimentos pela UFBA

Especialização em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho

Especialização em Gestão de Política de Alimentação e Nutrição pela FIOCRUZ

Mestre em Alimentação e Nutrição pela UFBA

Nutricionista da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.

Docente do Curso de Graduação em Nutrição da UNINASSAU

É Conselheira em Amamentação pelo Ministério da Saúde/OMS/UNICEF

Tutora da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil

Membro da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar - International Baby Food Action Network (REDE IBFAN)

Conselheira do poder público (SES Ba) no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia

Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Gestão de Políticas de Alimentação e Nutrição; Nutrição e Saúde Coletiva, Segurança Alimentar e Nutricional e ações e estratégias de apoio, incentivo, promoção e proteção ao Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável.

Image

GABRIELA CABRAL

Salvador-BA Perfil Lattes

GABRIELA CABRAL

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia - UFBA

Especialista em Nutrição Clínica pelo Programa de Residência da Escola de Nutrição da UFBA

Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde pela UFBA

Nutricionista referência do Ambulatório de Alergia Alimentar do Município de Salvador-BA

Nutricionista clínica do Hospital Aliança.

Image

MOISÉS FEITOSA

Salvador-BA Perfil Lattes

MOISÉS FEITOSA

Graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (2000)

Especialização em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Educação Física - UFBA (2002)

Atualmente é Docente do Curso de Pós-graduação em Nutrição Esportiva do iPGS.

Sócio da Saúde em Movimento - Clínica de Saúde Esportiva.

Tem vasta experiência em atendimento clínico na nutrição esportiva com ênfase em atividade física e saúde. 

 

Image

RADAMÉS COUTINHO

Salvador-BA Perfil Lattes

RADAMÉS COUTINHO

Graduado em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Especialização em Nutrição Clínica na Obesidade e Estética pela UNEB

Especialização em Fitoterapia pela Faculdade UNYLEYA

Mestre em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas (PPgPIOS) com ênfase em Imunologia e Genética pela UFBA

Doutorando em PPgPIOS pela Universidade Federal da Bahia - UFBA

Atualmente é coordenador e nutricionista pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Genômica Nutricional e Disfunções Metabólicas (GENUT) do Departamento de Ciências da Vida – UNEB

Nutricionista voluntário do Centro de Estudos e Atendimento Dietoterápico - CEAD

Docente do Curso de Nutrição na Faculdade São Salvador

Docente do Curso de Pós-graduação em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional da FARESI – BA

Tem como principais linhas de pesquisa: Genômica Nutricional, Síndrome Metabólica, Resistência à Insulina, Imunogenética, Inflamação Intestinal e Polimorfismos.

Possui experiência na área de Nutrição Clínica, Funcional e Pediatria, com ênfase em Obesidade e Estética, Fitoterapia, Síndrome Metabólica e Nutrigenética.

Image

HUMBERTO NICASTRO

Sao Paulo-SP Perfil

HUMBERTO NICASTRO

Graduado em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo
Especialização em Nutrição Esportiva 
Especialização em Nutrição Ortomolecular com ênfase em Nutrigenômica
Consultor técnico/científico em Nutrição e Suplementação
Professor de Pós-graduação dos cursos de Nutrição Esportiva e Nutrição Ortomolecular da FAPES-SP
Nutricionista da CareClub - Clínica de Medicina Esportiva - SP
Experiência com atendimento nutricional de atletas de alto rendimento esportivo e praticantes de atividade física. 

Image

LUAMA ARAÚJO

Salvador-BA Perfil Lattes

LUAMA ARAÚJO

Graduada em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Especialização em Nutrição Clínica na Obesidade e Estética pela UNEB

Especialização em Nutrição e Fitoterapia pela UNYLEYA

Mestre em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas - ICS/UFBA

Doutoranda em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas - ICS/UFBA

Membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis)

Consultora ad hoc da Revista Scientia Medica da Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS)

Docente do Curso de Nutrição da Faculdade São Salvador.

Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Genômica Nutricional e Disfunções Metabólicas (GENUT/UNEB)

Image

LUAN LISBOA

Salvador-BA Perfil Lattes

LUAN LISBOA

Possui graduação em Nutrição pela União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME - BA

Especialização em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS – RS

Mestrando no Programa Multicêntrico de Pós Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular da Sociedade Brasileira de Bioquímica (PMBqBM).

Docente do curso de Nutrição da UNIME – BA

Professor convidado de cursos de Pós-graduação na área Nutrição Clínica e Esportiva.

Tem grande experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição e Suplementação Esportiva, atuando principalmente no seguinte tema: Nutrição Esportiva.


Programação

17 de outubro – Quarta-feira 

14:00 - Início do Credenciamento (o credenciamento será possível durante todo o congresso)

18 de outubro – Quinta-feira 

08:30h às 12:30h - CURSOS PRÉ-CONGRESSO 

NUTRIÇÃO EM DERMATOLOGIA: Alimentação, Suplementação e Fitoterapia – Nut. Felipe Cardoso

DESCOMPLICANDO A LEGISLAÇÃO DO SUS: para concursos e residências – Nut. Raphael Azeredo

COMPORTAMENTO ALIMENTAR, MINDFULNESS E MINDFUL EATING: teoria e prática – Nut. João Motarelli

A inscrição no congresso não dá direito ao curso pré-congresso.

Estão abertas  as inscrições para os cursos pré-congressos.

18 de outubro – Quinta-feira

  Horário

   AUDITÓRIO SALVADOR TOTAL

 14:00 – 14:30

   Abertura Oficial do Evento

 14:30 – 15:30

   Conferência Magna

   Obesidade Infantil: como tratar sem traumatizar   

   Nut. Márcia Regina Vitolo

 15:30 – 16:30

   O Nutricionista e a Imagem Corporal: por uma atuação profissional responsável   

   Nut. Paola Altheia

 16:30 – 17:00

   Intervalo

  17:00 - 18:00

   Produção de Alimentos Saudáveis: um compromisso de todos 

   Programa BAHIA PRODUTIVA / CAR / SDR

 18:00 – 19:00

   Alimentação Saudável para todas as gerações

   Nut. Anderson Carvalho

 

19 de outubro – Sexta-feira 

 Horário

 AUDITÓRIO SALVADOR 1

 AUDITÓRIO SALVADOR 2

 08:20 – 09:20

   Estratégias de Adesão à Consulta Nutricional

   Nut. Deilys Gonzalez

   Gastronomia Hospitalar: um caso de excelência na Bahia

   Nut. Heliene Sampaio

 09:20 – 10:20

  Suplementação de Proteínas e Aminoácidos para Hipertrofia   Muscular

  Nut. Humberto Nicastro

   Técnicas Gastronômicas aplicadas ao serviço de Personal Diet

   Nut. Márcia Filgueiras 

 10:20 – 10:40

Intervalo

 10:40 – 11:40

   Fitoterapia para Nutricionistas:

   evidências e desafios na prática clínica

   Nut. Felipe Cardoso

   Aspectos Fundamentais na Abordagem do Comportamento Alimentar

   Psicóloga Ayala Correia 

 11:40 – 12:30

   Suplementação de Ômega 3: mitos e verdades

    Nut. Vanessa Coutinho 

   Ferramentas de Coaching no Atendimento Nutricional: desafios e       possibilidades

   Nut. Mariana Olival

 12:30 – 14:00

   Almoço

 14:00 – 15:00

   Tópicos Especiais da Abordagem Nutricional na Gestação

   Nut. Márcia Regina Vitolo

   Construção de Imagens e Narrativas na Fotografia de Alimentos

   Fotógrafo Leonardo Freire

 15:00 – 16:00

   Conduta Nutricional na APLV: atualizações do Consenso de     2018

   Nut. Gabriela Cabral

   Fundamentos para a rastreabilidade de alimentos em UPR´s

   Nut. Márcia Paranaguá

 16:00 – 16:30

   Intervalo

 16:30 – 17:30

   Microbiota Intestinal e Doenças   Cardiovasculares:

   o papel da terapia nutricional

   Nut. Juliana Kato

   A Construção da Política Estadual   de Alimentação e Nutrição na Bahia

   Nut. Cláudia Montal

 17:30 – 18:30

   Planejamento de Carreira em   Nutrição

   Nut. Aline Schneider

   Como implementar o Sistema de   Segurança Alimentar e Nutricional   nos municípios

 Nut. Jainei Silva

 

 

20 de outubro – Sábado

 Horário

 Nutrição Esportiva

 Nutrição Clínica

 Nutrição em UAN’s

 Nutrição Social

 Nutrição em Estética

 Nutrição e Genética

 Nutrição e Empreendedorismo

 08:30 – 10:00

   Comportamento   Alimentar na Nutrição   Esportiva: do   praticante ao atleta

 Nut. João Motarelli

   A Nutrição   compreendendo o   Comportamento   Alimentar Infantil   

 Nut.   Mariana Olival

   Estratégias   de   Educação   Nutricional   em   UAN’s

 Nut. Raquel   Adjafre

   A atuação do   Nutricionista na   Nova Política   Nacional de   Atenção   Básica

  Nut. Rafael Azeredo

   Alimentação   e   Nutrição   nos   cuidados   da   Celulite

  Nut. Aline   Schneider

 Etiopatogenia e Variabilidade Genética do Diabetes Melittus

Nut. Rebeca Pfaffenseller

  Case de Sucesso:   Food Qualy
 

 Nut. Acácio   Sacerdote

 10:00 – 10:30

       Intervalo

 10:30 – 11:30

   Conduta Nutricional   para o Emagrecimento   no Esporte

  Nut. Moisés Feitosa

 Suporte nutricional em   adolescentes pós   cirurgia bariátrica

  Nut. Márcia Magalhães

   

 Inovações Tecnológicas no trabalho em UANs

Nut. Ravena Leite 

   A Atuação do   Nutricionista na   Gestão das Políticas   Públicas

 Nut. Cláudia Montal

   Prescrição de   Nutracêuticos   em Estética

 Nut. Felipe   Cardoso

  Aspectos     Genéticos e   Metabólicos da   Hipovitaminose D

  Nut. Radamés  Coutinho

     

  Case de Sucesso:

Gourmet Light

 

  Nut. Thais   Majdalane

 11:30 – 12:30

   Carboidratos e   Performance Esportiva:   um olhar sobre o   metabolismo do   glicogênio

  Nut. Luan Lisboa

Obesidade: muito além da Cirurgia Bariátrica

Nut. Lorenna Fracalossi

   Nutricionista Consultor: formatando soluções e implantando padrão de qualidade

Nut. Kamilla Pinto

 A atuação do   Nutricionista na   Alimentação e Saúde   Indígena

Conduta Nutricional no tratamento da Acne

Nut. Thalita San Martin

   Genética e   Microbiota:   interações e   implicações na   saúde humana

  Nut. Luama Araújo

  Case de Sucesso:

  NutriSingular

  Nut. Thaiane     Oiticica

 12:30 – 13:20

   Almoço

13:20 -14:00  Apresentações Orais   dos Trabalhos   Selecionados

 

 Horário

   AUDITÓRIO SALVADOR TOTAL

 14:00 – 15:00

   A formação e a qualificação do Nutricionista no Brasil – Nut. Maísa Beltrame 

 15:00 – 16:00

   Reflexões sobre o trabalho do Nutricionista no Ambiente Hospitalar – Nut. Clotilde Assis 

 16:00 – 16:30

   Intervalo

 16:30 – 17:30

   Os desafios da Nutrição em tempos de incertezas – Nut. Emerson Palmeira

 17:30 – 18:30

   Encerramento e Sorteio de Brindes - Nut. Gabrielle Torres

 



Instruções para envio de trabalhos

TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO ORAL (09)

Cód

AUTOR RESPONSÁVEL

TÍTULO

Apresentação

AO1

ISABELLA SANTOS BARRETO MENESES

ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE DESNUTRIÇÃO E SOBREPESO EM IDOSOS NO MUNICÍPIO DE BARREIRAS- BA (2008 A 2018)

Oral

AO2

JAILMA COSTA BRITO

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR:

ANÁLISES A PARTIR DAS FALAS DE PROFESSORES E LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Oral

AO3

JOANE MATOS SILVA

PREVALÊNCIA DE ESTEATOSE HEPÁTICA EM PACIENTES COM SÍNDROME METABÓLICA

Oral

AO4

LARISSA DA SILVA SANTOS

NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS EM UM SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO UNIVERSITÁRIO

Oral

AO5

LUIZ ÍCARO CARDOSO SANTOS

ASSOCIAÇÃO ENTRE O EXCESSO DE PESO E O DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM IDOSOS

Oral

AO6

MÁRCIA JACQUELINE DE JESUS GUIMARÃES

PERCEPÇÃO DO CONCEITO DE DIETA POR ADOLESCENTES OBESOS E A VISÃO DOS SEUS RESPECTIVOS RESPONSÁVEIS

Oral

AO7

MARLUS HENRIQUE QUEIROZ PEREIRA

ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES NO MUNICÍPIO DE BARREIRAS/BA: UMA ANÁLISE ENTRE 2008 A 2018

Oral

AO8

PEDRO PAULO LORDELO GUIMARÃES TAVARES

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E SENSORIAL DE KEFIR INOCULADO EM EXTRATO VEGETAL DE QUINOA (CHENOPODIUM QUINOA) COM CACAU (THEOBROMA CACAO) EM PÓ

Oral

AO9

VIRGÍNIA CAMPOS MACHADO

METODOLOGIAS PROBLEMATIZADORAS PARA A FORMAÇÃO DE NUTRICIONISTAS: EXPERIMENTAÇÕES EM TEATRO DO OPRIMIDO

Oral

 

 

TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EM BANNER

Cód

AUTOR RESPONSÁVEL

TÍTULO

Apresentação

B1

ANA LILIA SOUSA GAMA

EFEITOS COLATERAIS DA QUIMIOTERAPIA E USO DA TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL

Banner

B2

ANDRESSA MOURA SOUZA

ESTADO NUTRICIONAL DE ADULTOS NO MUNICÍPIO DE BARREIRAS/BA: UMA ANÁLISE ENTRE 2008 A 2018

Banner

B3

ANDRESSA MOURA SOUZA

FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM IDOSOS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Banner

B4

ANNA KARLA CARNEIRO RORIZ LOPES DE SOUZA

PREVALÊNCIA DO RISCO DE ÚLCERA POR PRESSÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

Banner

B5

ANNA KARLA CARNEIRO RORIZ LOPES DE SOUZA

RISCO DE ÚLCERA POR PRESSÃO, ESTADO NUTRICIONAL E CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

Banner

B6

AURELINO BISPO CARVALHO

ASSOCIAÇÃO ENTRE EXCESSO DE PESO E ESCOLARIDADE DO CUIDADOR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Banner

B7

BEATRIZ ARAÚJO MENDES

DEPRESSÃO COMO FATOR DE RISCO ASSOCIADO AO ESTADO NUTRICIONAL NA TERCEIRA IDADE

Banner

B8

BRENDA CARVALHO SANTOS

MARKETING: A INFLUÊNCIA DESSA FERRAMENTA NA ALIMENTAÇÃO DO PÚBLICO INFANTIL

Banner

B9

CAROLINE FERRAZ SILVA

PREVALÊNCIA DE DISLIPIDEMIA ATEROGÊNICA EM PORTADORES DE SÍNDROME METABÓLICA

Banner

B10

CAROLINE PEIXOTO DE MOURA

FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À OBESIDADE NA INFÂNCIA

Banner

B11

CLEIDISSON ARAÚJO SANTANA

A INSERÇÃO DO NUTRICIONISTA NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE: UMA BREVE REVISÃO DA LITERATURA

Banner

B12

DANIELA CONCEIÇÃO DE BRITO MENDES

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, UMA ABORDAGEM NUTRICIONAL: CONSUMO DE ALIMENTOS QUE CONTENHAM GLÚTEN E CASEÍNA

Banner

B13

DÉBORA DA SILVA MEIRA

PREVALÊNCIA DE MICROALBUMINÚRIA EM PACIENTES COM SÍNDROME METABÓLICA  EM SALVADOR-BA

Banner

B14

DEISE AZEVEDO SILVA

ADOÇÃO DAS PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO DE UTENSÍLIOS DE COZINHA EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Banner

B15

DEISE AZEVEDO SILVA

AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DOS MINERAIS ZINCO E SELÊNIO DO CARDÁPIO DE CONSISTÊNCIA BRANDA SERVIDO EM UM HOSPITAL DE SALVADOR

Banner

B16

FRANCIELY BORGES DO NASCIMENTO

AGROTOXICOS: UMA REVISÃO SOBRE SUAS CONSEQUÊNCIAS A SAÚDE HUMANA

Banner

B17

GABRIELA JESUS PRADO MAGALHÃES

JOGOS EDUCATIVOS EM NUTRIÇÃO: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA PRÉ-ESCOLARES E ESCOLARES.

Banner

B18

GÉSSICA SANTOS BORGES

AVALIAÇÃO DA MASSA MUSCULAR DE PACIENTES HEMODIALÍTICOS PORTADORES E NÃO PORTADORES DE DIABETES MELLITUS

Banner

B19

GESSICA TAINARA SOARES DA SILVA

ASSOCIAÇÃO ENTRE A INGESTÃO DIETÉTICA DE ZINCO E MAGANÉSIO E SINTOMAS DE DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES

Banner

B20

GLEICY DARLING OLIVEIRA DOS SANTOS

APLICABILIDADE DAS FICHAS TÉCNICAS DE PREPARAÇÕES EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM SALVADOR- BAHIA

Banner

B21

JOICE NATIELLE MARIANO DE ALMEIDA

ANÁLISE DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS EM BARREIRAS/BA NO PERÍODO DE 2008 A 2017

Banner

B22

JOSEFA JULIANA DE OLIVEIRA

DIETA CETOGÊNICA NO TRATAMENTO DA EPILEPSIA

Banner

B23

JOSEFA JULIANA DE OLIVEIRA

PERFIL DE SAÚDE DE FEIRANTES DO INTERIOR BAHIA E SERGIPE

Banner

B24

KELLY LIMA TEIXEIRA

CONTAMINAÇÃO POR ENTEROPARASITAS EM ALFACE (LACTUCA SATIVA) SERVIDAS EM RESTAURANTES DE FEIRA DE SANTANA – BA

Banner

B25

LAISA MARIA SANTOS SILVA

EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA PARA PERDA DE PESO PONDERAL DESENVOLVIDO COM FUNCIONÁRIOS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Banner

B26

LARISSA DA SILVA SANTOS

GRAU DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS QUANTO AO SERVIÇO DE ATENDIMENTO EM REFEITÓRIOS UNIVERSITÁRIOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SALVADOR (BA)

Banner

B27

LARISSA FERNANDA SILVA BRITO

EFEITOS DA CAMPANHA CONTRA O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Banner

B28

LARISSA SILVA LIMA

CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS E DE SAÚDE, E ATENÇÃO NUTRICIONAL DE INDIVÍDUOS EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO EM UMA UNIDADE ESPECIALIZADA DE UM MUNICÍPIO BAIANO

Banner

B29

LARISSA SILVA LIMA

SINTOMAS GASTROINTESTINAIS E CONSUMO ALIMENTAR DE INDIVÍDUOS EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO

Banner

B30

LARISSE KAREN SILVA SANTOS

NUTRIÇÃO E AUTISMO: EFEITOS DO GLÚTEN E CASEÍNA

Banner

B31

LETÍCIA HONDA SOUZA

AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE RESTO-INGESTA EM DUAS UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN) NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA

Banner

B32

LILIAN DE OLIVEIRA ANDRADE

DIAGNÓSTICO ALIMENTAR E ANTROPOMÉTRICO DE COLABORADORES DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE ARACAJU/SE

Banner

B33

LILIAN DE OLIVEIRA ANDRADE

 

A INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO NUTRICIONAL NO CONSUMO ALIMENTAR DE COLABORADORES DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE ARACAJU/SE

Banner

B34

LISANE DA SILVA OLIVEIRA

HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS COM ALERGIA AO LEITE DE VACA (ALV)

Banner

B35

LIVIA CURI FERNANDES BARTEL

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO EM ÁREA DE HIGIENIZAÇÃO DE UTENSÍLIOS EM UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Banner

B36

LIVIA CURI FERNANDES BARTEL

AVALIAÇÃO QUALITATIVA DOS CARDÁPIOS DE UM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO EM SALVADOR-BA

Banner

B37

LUIZ ÍCARO CARDOSO SANTOS

EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL SOBRE O ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES ADULTOS INTERNOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Banner

B38

MARIANA SANTOS OLIVEIRA SILVA

ANÁLISE DA ADOÇÃO DE BOAS PRÁTICAS NO COMÉRCIO DA COMIDA DE RUA EM UM BAIRRO DE CLASSE MÉDIA DE SALVADOR, BAHIA

Banner

B39

MARIANA SANTOS OLIVEIRA SILVA

AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO AS BOAS PRÁTICAS ADOTADAS NO COMÉRCIO DA COMIDA DE RUA EM UM BAIRRO DE CLASSE MÉDIA DE SALVADOR, BAHIA

Banner

B40

MARLUS HENRIQUE QUEIROZ PEREIRA

UMA DÉCADA DE SISVAN: MUDANÇAS NO PERFIL NUTRICIONAL EM ADOLESCENTES DO MUNICÍPIO DE BARREIRAS-BA

Banner

B41

MONIQUE KELMANY DUARTE DA SILVA

EFEITOS DO ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL SOBRE A EVOLUÇÃO ANTROPOMÉTRICA E BIOQUÍMICA DE PACIENTES DIABÉTICOS EM NÍVEL AMBULATORIAL

Banner

B42

NICOLE SANTOS DA SILVA

INFLUÊNCIA DO ESTILO DE VIDA E DOS HÁBITOS ALIMENTARES NA OBESIDADE INFANTIL

Banner

B43

PALOMA SILVA PEREIRA

FERRAMENTAS UTILIZADAS NO CONTROLE HIGIÊNICO SANITÁRIO DOS ALIMENTOS EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Banner

B44

PEDRO PAULO LORDELO GUIMARÃES TAVARES

ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E ESTUDO SENSORIAL DE SUCOS MISTOS DE FRUTAS TROPICAIS

Banner

B45

QHETILLIN DA SILVA SANTOS

 

EFEITO DO TRATAMENTO NUTRICIONAL NO CONTROLE GLICÊMICO DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2

Banner

B46

RAFAELA FARIAS RODEIRO

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL

Banner

B47

RENATA QUARTIERI NASCIMENTO

FENÓLICOS TOTAIS E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE  DE SUCOS MISTOS DE FRUTAS TROPICAIS

Banner

B48

RENATA QUARTIERI NASCIMENTO

ANÁLISE DE CAROTENÓIDES E VITAMINA C EM SUCOS MISTOS DE FRUTAS TROPICAIS

Banner

B49

ROBERTA MAYARA SANTOS

AVALIAÇÃO DO ASPECTO HIGIÊNICO-SANITÁRIO EM UMA UAN LOCALIZADA EM SERGIPE

Banner

B50

ULI HOMCI SOUSA

ESTUDO DA ADEQUAÇÃO DE REFEIÇÕES SERVIDAS A PACIENTES EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA NA CIDADE DE SALVADOR, BA

Banner

B51

ULI HOMCI SOUSA

ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS COM ALERGIAS MÚLTIPLAS E CRIANÇAS COM ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA

Banner

 

 

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

 

1. PARTICIPAÇÃO E AUTORIA:

a) Para a submissão do trabalho é obrigatório que pelo menos um dos autores seja nutricionista ou estudante de nutrição orientado por profissional graduado como co-autor;

b) É obrigatório que o autor responsável pela submissão esteja inscrito no VII BAHIANUT – Congresso de Nutrição da Bahia. Para tanto, é necessário ter recebido o e-mail de confirmação de pagamento enviado automaticamente pela Pag Seguro após ter feito o pagamento.

c) Serão aceitos até 02 (dois) trabalhos de um mesmo autor principal e cada trabalho poderá ter até 04 (quatro) autores no total – 01 autor principal + 03 co-autores;

d) Qualquer um dos autores poderá ser o apresentador, desde que esteja devidamente inscrito no VII BAHIANUT – Congresso de Nutrição da Bahia.

 

 

2. INSTRUÇÕES PARA ENVIO DO RESUMO EXPANDIDO

a) Os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente na forma de resumo expandido, cumprindo as regras estabelecidas pela Comissão Organizadora do VII BAHIANUT – Congresso de Nutrição da Bahia. Veja Guia para Elaboração de Resumo Expandido (clique aqui).

b) O resumo expandido juntamente com a Ficha de Envio de Resumo Expandido (clique aqui), ambos em formato de word, deverão ser enviados exclusivamente para o e-mail  resumo@bahianut.com em uma mensagem com o título Submissão de Trabalho Científico. Baixe a Ficha de Envio de Resumo Expandido em seu computador, preencha completamente, salve em word e envie juntamente com o seu Resumo Expandido também em word.

Não serão aceitos resumos expandidos enviados pelos Correios ou por nenhuma outra forma.

c) Os resumos expandidos deverão ser enviados até o dia 20/07/2018, conforme Cronograma de Submissão (clique aqui).

d) Após o envio não será possível fazer alterações.

 

 

3. AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE TRABALHOS

a) Os trabalhos serão avaliados no sistema de anonimato, às cegas, em que os avaliadores não sabem quem são os autores nem as instituições das quais fazem parte. A Comissão de Avaliadores é composta por nutricionistas ou professores da área da saúde que são especialistas, mestres ou doutores, com experiência em docência e avaliação de trabalhos científicos, convidados pela Comissão Organizadora do VII BAHIANUT – Congresso de Nutrição da Bahia.

 

 

b) A Comissão Científica avaliará os resumos, confirmando ou não a aceitação. As decisões da comissão científica serão irrevogáveis, não cabendo recurso. Será levado em consideração o atendimento à orientação quanto à padronização do resumo, cumprimento do prazo, a qualidade do trabalho científico, de acordo com o Barema de Avaliação (clique aqui) estabelecido pela Comissão Organizadora.

Os trabalhos aceitos serão escolhidos para apresentação em dois possíveis modos: apresentação de banner ou apresentação oral, a critério da Comissão de Avaliadores.

O resultado da aceitação e o modo de apresentação serão divulgados, de acordo com o Cronograma de Submissão no dia 31/08/2018, no site www.bahianut.com, na página do Facebook Bahianut Eventos Científicos e no perfil do Instagram @bahianuteventoscientificos. Cada autor responsável pela submissão de um trabalho selecionado receberá um e-mail com o comunicado do resultado e as instruções para elaboração do banner ou da apresentação oral.  

c) Caso o trabalho não seja aprovado, não haverá devolução dos valores da inscrição feita pelo autor responsável pela submissão no VII BAHIANUT – Congresso de Nutrição da Bahia.

 

 

4. REGRAS PARA CATEGORIZAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

a) Os resumos expandidos deverão ser inscritos em uma das categorias abaixo:

 

1) Nutrição Clínica

2) Nutrição Social

3) Alimentação Coletiva / UAN

4) Nutrição Esportiva

5) Nutrição e Estética

6) Educação Nutricional

7) Docência / Formação Profissional

8) Tecnologia dos Alimentos / Indústria de Alimentos

9) Marketing Nutricional

10) Técnica Dietética e Gastronomia

11) Outra área (deverá ser definida pelo autor)

 

Os resumos inscritos em uma categoria que não esteja de acordo com o seu conteúdo não serão avaliados assim como não haverá um reposicionamento para outra categoria. Essa avaliação ficará a critério da Comissão de Avaliadores.

 

b) As demais normas encontram-se no Guia para Elaboração de Resumo Expandido.

c) Os resumos expandidos em desacordo com as normas estabelecidas no Guia para Elaboração de Resumo Expandido não serão avaliados pela comissão científica.

 

5. INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO SELECIONADO

 

Cada autor deverá preparar a apresentação do seu trabalho de acordo com a forma para a qual foi selecionado.

 

APRESENTAÇÃO DE BANNER

 

APRESENTAÇÃO ORAL

 

As instruções para elaboração das apresentações serão enviadas por e-mail juntamente com a confirmação da aprovação.

 

 

 

6. DISPOSIÇÕES GERAIS:

a) O resumo expandido recebido será codificado e encaminhado para Comissão de Avaliadores sem editoração adicional, ou seja, exatamente no formato em que foi encaminhado. A revisão gramatical e ortográfica deve ser feita antes do envio à Comissão Organizadora e fica a critério dos autores.

b) A Ficha de Envio de Resumo Expandido deve ser preenchida adequadamente de modo a permitir o contato entre a Comissão Organizadora e o autor responsável pela submissão;

c) Não serão aceitos resumos expandidos de trabalhos não aprovados pelo comitê de ética em pesquisa (quando aplicável), cujo número do protocolo de aprovação deverá ser informado no ato da submissão e no corpo do resumo;

d) Os autores autorizam o uso do resumo expandido pela Comissão Organizadora em publicações que possam ser feitas posteriormente ao evento como Revista Eletrônica e Anais do Congresso.

e) Será emitido um certificado digital por cada resumo expandido aceito e apresentado (oral ou banner). O certificado será enviado para o email do autor responsável pela submissão.

 

Caso um resumo que foi selecionado não seja apresentado por banner ou oralmente por pelo menos um de seus autores, não dará direito ao certificado.

 

f) Os três melhores trabalhos considerados vencedores segundo a comissão organizadora do VII BAHIANUT – Congresso de Nutrição da Bahia, receberão menção honrosa sendo que os seus autores responsáveis pela submissão receberão um certificado designando a classificação do trabalho em primeiro, segundo ou terceiro lugar.

 

7. CONCORDÂNCIA

 

Todos os participantes estão de pleno acordo com estas normas a partir de sua inscrição. Compete à Comissão de Avaliadores o direito de avaliar os trabalhos de acordo com o Barema de Avaliação, recusando aqueles que não estiverem de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora do VII BAHIANUT – Congresso de Nutrição da Bahia.



Governo da Bahia

Extratusvida Nutrata

IPGS Sabin Singular SNC Wvegan

Amo Biotank Estácio Max Villa Rubio